quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Resenha dos capítulos: 4 e 5 do PLT

Capítulo 4
Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica


A Escola tem a grande missão de formar seus alunos. Para isto é preciso que haja uma programação, que organize os desejos, intenções, meios e outros itens utilizados para se atingir este objetivo. Esta programação chama-se Planejamento, deve ser elaborado através da união de idéias e ações de um grupo, que deseja transformar uma realidade, tendo como base:
- O que se quer alcançar?
- A que distância está daquilo que se quer alcançar?
- O que se fará concretamente para diminuir essa distância?
Existem diversos tipos de Planejamento (jurídico, tecnocrata, desenvolvimentista, sociológico, por exemplo.), cada um com o objetivo mais específico do que deseja alcançar. Mas independente dessas diferenças, o que se quer frisar é a importância de acreditar no Planejamento. Cada profissional deve participar ativamente de sua elaboração, sem permitir que o conhecimento permaneça apenas sob o domínio de um dirigente.

O Macro planejamento Escolar

O Projeto político Pedagógico e a Proposta Pedagógica se embasam em lançar ao futuro os ideais de um grupo, tendo sempre em mente que objetivos se desejar alcançar. Na atualidade não se fala em projetos individuais; trata-se de trata-se de trabalhar para o coletivo, refletindo e discutindo sobre os problemas da Escola, buscando alternativas viáveis para a permanência de suas soluções.


Projeto Político Pedagógico

Compromisso Sociopolítico Ações Educacionais
Interesses reais e coletivos.

Proposta Pedagógica

É uma exigência da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incumbe cada estabelecimento de ensino elaborá-la e executa-la. De forma que seja feita em conjunto, pelo corpo docente da escola, para atribuir a mesma, maior autonomia.
Neste documento ficam registrados os ideais escolares e sociais. E é construído à partir de diretrizes e prioridades determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e/ ou pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, destacando as formas de como trabalhará, o desenvolvimento dos educandos durante e ao final do processo, as habilidades destes e dos professores e os materiais a serem utilizados.

Capítulo 5

Planejamento de Ensino e Aprendizagem

O Micro planejamento escolar

Denomina-se micro pois, apesar da semelhança que tem com o Projeto Político Pedagógico, o Planejamento escolar refere-se ás ações didáticas que irão ocorrer em sala de aula.
O Planejamento de ensino é construído através do conjunto de experiência, vivências e atividades da Escola que tendem para os objetivos educacionais. Portanto fica claro que os objetivos traçados no PPP e na Proposta Pedagógica devem ser entrelaçados às idéias do Plano de Ensino e Aprendizagem e ao Plano de Aula.
Entende-se também que não basta um bom planejamento para se ter uma boa aula, pois uma coisa não é conseqüência direta de outra.

Objetivos Educacionais

O objetivo de uma aula é desenvolver no aluno habilidades das quais ele não era capaz de realizar antes de empenhar-se em determinada matéria.
Para alcançar essa evolução a pedagogia utiliza-se de diversos artifícios, como por exemplo: “Objetivos gerais” e “Objetivos específicos”. E para melhor interpretação e definição de cada objetivo, estes foram classificados cientificamente como: Cognitivo, Afetivo e Psicomotor. Isso chamamos de Taxonomia de Bloom. Essa teoria foi posteriormente revisada por Anderson, que considerou que uma gama maior de fatores influenciavam e afetavam o ensino e a aprendizagem.

Conteúdos de Ensino

Vão além da relação “conteúdos de ensino = conhecimentos cognitivos”, pois trata-se do que os alunos precisam saber, saber fazer e ainda ser. Relacionam-se com todo conhecimento construído e em construção pela humanidade. Para cada tipo de conteúdo devemos escolher uma metodologia adequada, que envolve a opção por determinados procedimentos e recursos de ensino.

Um comentário:

  1. Olá queridos alunos, gostei da proposta pedagogica, logo, logo faremos uma.
    um abraço
    Prof.Solange

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